sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

smoke in water

Puxou um cigarro do bolso da camisa, ofereceu, sem perguntar se fumava. Quis dizer que não, não fumava,detestava cigarro,alias, mas não conseguiu dizer nada, tão presa estava aos olhos negros, que prescrutavam o infinito, dialogando em prosa fácil com cinema,literatura de vanguarda e sonhos.... Ela pegou o cigarro, atrapalhou-se com a fumaça, conseguiu queimar as pontas dos dedos, enquanto ele observava,divertido....Vai pensar que sou uma adolescente, ela resmungou,internamente..Conseguiu tragar e a fumaça saiu quase dignamente.. Cantarolou desafinada o refrão de Nina Simone, que tocava baixinho na Juke Box....sentiu que ele a observava ainda..Agora,curioso..ela não sabia o que dizer...Já tinham falado sobre paixão, cinema, livros, sexo, já tinham rido com as preferências sexuais de cada um, os desencontros, as viagens, sobre o que mais falar? Talvez ele esperasse uma tirada genial, um fragmento de poesia, quem sabe esperasse partir para ação, uma aproximação física imediata..Mas ela, pela primeira vez percebeu que faltava alguma coisa antes de desnudar seu corpo..Havia ainda alguma membrana invisível que cobria sua pele e e que ainda a impedia de sentir com profundidade o encontro que viesse..Fosse qual fosse. Então ela pousou levemente o cigarro no cinzeiro, pigarreou um instante (ele não pôde deixar de rir da falta de jeito dela) e falou... - Antes de vir aqui hoje eu me preparei muito,sabe.Eu escolhi as melhores palavras, a maquiagem ideal, a roupa perfeita,algo que me fizesse passar desapercebida de mim,que me escondesse e camuflasse para que nenhuma insegurança pudesse ser notada. Falou meio a medo,como se esperasse ser rejeitada no instante em que falou..Ele continuou em silêncio. Então prosseguiu. Já que começara, era melhor que dissesse tudo. - mas eu acho que não imaginei que para que eu pudesse estar aqui, mais do que coragem de construir minha imagem, eu devia ter a a coragem de me desconstruir..porque já é tempo e são muitas camadas de tecido cobrindo a minha pele.. ele olhou-a ,vagamente interessado... -mas olha que coisa...de tudo que eu te disse, todas as palavras, meus títulos, frases e imagens,nenhuma imagem vai ser mais explícita daquilo que eu sou quanto esse maldito cigarro que estou tentando tragar há dez minutos....ele queima minha boca, me faz engasgar, mas eu quero fumar inteiro,porque cansei das experiências que são organizadas para parecermos bem na foto...Cabelinho arrumado,roupas passadas...maquiagem no lugar..Aí vem esse cigarro, essa fumaça incontrolável na minha boca, e eu tentando respirar e ainda parecer acostumada com isso. A vida que ainda resta em mim é exatamente como essa fumaça,queimando a minha pele,mas que eu insisto em fumar...Eu sou isso.atrapalhada, despreparada e na verdade eu estou com um medo enorme de seguir... Porque de fato ser uma amadora é o que faço melhor. Eu pulo de experiencia em experiência mas sem me aprofundar, porque o medo grande é um dia pular e cair e não conseguir me levantar novamente....e aprofundar é escolher, sofrer e morrer,se for necessário....e isso também é sobre sexo,sobre desnudar-se e sentir com profundidade tudo que vier, mesmo que seja por uma noite só. Terminou a frase e olhou pra ele.parecia surpreso....não respondeu de imediato. Puxou um cigarro pra si,acendeu e fumou por alguns instantes enquanto ela se consumiu em angústia. Falara demais.De novo. Mais uma vez quebrara o encanto que tanto tempo conservava sobre si,impedindo-a da rejeição...Era o caso de sair dali agora,antes de sentir a dor do não?ou esperar? Mas chegara o tempo de ouvir. E esperou,fosse o que fosse vir.. Ele fumou o cigarro todo....sem olhar pra ela... Levantou da mesa, foi até a Juke box...escolheu uma música...voltou pra mesa exatamente quando os primeiros acordes de You know i´m not good começavam a preencher a sala..E a voz rouca,imperfeita e desesperada de Amy dizia "I cheated myself,Like I knew I would'..Ele esticou a mão,chamou-a...Segurou a mão dele, um pânico de errar de novo. A dança,a fala, a vida...Mas o momento era de seguir..." You know that I'm no good.." agora você sabia...E então ela sentiu. O corpo dele em contato com o seu, a respiração entrecortada, o terrível cheiro de cigarro das roupas, o abraço cada vez mais perto.Sentiu sem nenhuma película no meio, sem intermediários ou máscaras...então era isso que queria dizer desnudar-se....e o cigarro permaneceu na mesa, aceso,queimando sozinho enquanto a fumaça dissolvia as silhuetas dancando em meio ao vazio da sala....canção apos canção.e depois havia a vida...

Nenhum comentário: