domingo, 6 de outubro de 2019
Cartas para Helena.
Cartas para Helena
Um ano dos teus passos por aqui..E a cada dia é um bebê novo que me recebe, quando vou te dar bom dia...Até que hoje, quando fui te ver, no meio do caminho já era uma pequena menina que me olhou bem do alto,como você olha a todos, uma força da natureza, um espanto, uma alegria..Tua intensidade vem em todos os teus gestos..Seja pelas mãos tentando alcançar o mundo, as pernas que não cabem na ânsia de ir sempre em frente, os olhos rasgadinhos de cílios longos, absorvendo em segundos tudo a sua volta..Enquanto corremos para te acompanhar, cada movimento e mudança,você já segue no extremo oposto de tuas grandes descobertas,que nós não sabemos alcançar.E corremos dali para cá,tentando te decifrar. Teu tempo é para ontem, não espera nem pede licença, o novo é uma premissa para tua pressa..Helena,como és bela...Conviver com teu crescimento é conviver com um tempo que escorre, passa entre os dedos, na premissa do enquanto..Te ver sorrir enquanto embola as pernas no compasso das nossas, tentando descobrir seu próprio ritmo..Ou acenar, enquanto escalar o mundo,sem medo ou dor,você segue e atrás de você vamos todos,enquanto o mundo lá fora gira cada vez mais rápido..
Por aqui muita coisa anda de ponta a cabeça e todos os jornais andam a silenciar o óbvio:já avançamos diante do precipício.
Nosso lugar,o pais em que você nasceu,anda em um ritmo frenético de destruições muitas e diárias.Ainda bem que você não pode ver...
Parece incrível que no mesmo mês em que eu me tornei avó uma pesada nuvem caiu sobre nós e tanta coisa ainda virá..eu sei.e me entristece pensar que país deixamos para você, o que foi afinal que deixamos de fazer ou ver ou sentir.
Logo tu vais a escola,Helena e vai conhecer teus professores,que andam tristes, sem ânimo,um silêncio só...Mas na escola há muito o que ver,muitas magias que ainda vão te alcançar..E com a mesma certeza que tenho que viverás entre as páginas de um livro pelo amor que tens por todos os livros que vês, eu sei que fará muitas descobertas interessantes...você vai amar a escola,Helena..Na escola tem muitos amigos, música,tintas, uma festa a cada dia...Algumas incompreensíveis...Outras maravilhosas..Com fantasias variadas..de bombeiro.de médico.de índio...E tenho esperança de que no teu tempo ainda tenhamos índios para contar e lugares onde se formam os médicos.e professores..Tu nem sabes o que planejam esses homens que mandam por aqui hoje em dia ..E não quero te assustar,não é tempo ainda...Da minha janela vejo os gritos.. A dor...as perseguições...Mas sossega tua cabeça ,hoje não é dia de falar dessas coisas..Sei que será das que lutam pela justiça e a liberdade mas hoje ainda não...Hoje tens o teu mundo ao alcance da mão.
Tua família é de sonhadores,minha Helena,teu pai,tua mãe são do tipo de seres humanos que seguem palavras e buscam estrelas .Gente de letras e cores e arte E você também vai, no meio de tantos possíveis, descobrir um jeito de encontrar sua própria estrela...Helena, tua carta está longa, mas o dia pede. Queria te dizer que estamos ainda aprendendo e eu sou a que mais demora, porque me perco em reminiscências, quando te vejo aqui, no colo da minha filha, eu que ainda ando precisando tanto de colo.. Ainda estou tentando me encaixar em todos os títulos e papeis que me vem com tua vinda...Como a todos nós.Tuas demandas sempre vão além ..Tuas mãos sempre almejam mais longe...E a única coisa que podemos fazer é ter a força para te erguer cada vez mais alto, para alcançar tuas estrelas.
Voa,Helena.. sempre..
Tua avó que te ama...
Nenhum comentário:
Postar um comentário