terça-feira, 18 de novembro de 2014

a uma menina de 18 anos..

“-Mãe,quando você chegar tem uma surpresa!Escondi o seu coelhinho e você vai ter que procurar! -mas,Carol,sou eu que tem que fazer isso com você! - mas eu resolvi fazer,ué!” Não faz muito tempo e você já me tomava pela mão e me levava, em vez de eu levar você... Foram tantas vezes que se confundiram os abraços e as mãos que acalentavam, que já não sei mais medir quem dava colo a quem...E eu,que me acostumei, por hábito da vida ou por senso comum, a entender a mãe como a fortaleza, tive que me reconhecer num papel onde os meus 18 anos não se encaixavam ainda...E quando me dei conta éramos só nós duas..É que a força e a certeza não vieram com a maternidade.Ao contrário,demoraram tempo para construir espaço nessa relação tão próxima,quase simbiótica, de duas pessoas que crescem juntas,mas somente a uma delas é dada a tarefa formal de educar...Fico olhando pro silêncio que o tempo sempre instala em datas como essas e algumas cenas parecem dançar diante dos meus olhos.. Nós duas, em uma roda de festa junina, onde por definição você deveria dançar, mas se recusou terminantemente, então me vi obrigada a te levar no colo pro meio da roda,pra que você pudesse participar também..Outra cena:nós duas em festas infantis, você no pula pula e eu na mesa, volta e meia você corria de volta e me trazia um doce...Mais um tempo e já podíamos adentrar os centros culturais,suprema liberdade e eu pude te apresentar a exposicoes de arte,filmes infantis, tinta e papel..Sempre me surpreendeu essa capacidade fantástica que você tinha de inventar tons,misturar cores e criar um arco-íris só seu.. E esse olhar já tão maduro,que me falava com absurda franqueza de impressões e sentimentos que “crianças não costumam perceber”..Será? Enquanto isso os cabelos cacheados cresciam, as pernas e braços se espichavam no balé e na natação,a língua travava com tantas ideias geradas no mesmo segundo, o corpo emagrecia,engordava,emagrecia de novo e um dia vieram os óculos, terrível prova pra você, enquanto eu continuava achando lindo aquele rostinho se transformando na “nerdzinha” que você se tornou... Em um espelho eu via os mesmos livros espalhados pela casa em todos os cômodos, te acompanhando da praia ao shopping, criando caminhos entre você e os personagens e me vi obrigada a conhecê-los também,para poder viajar com você...E juntas,mãos dadas,visitamos Nárnia,Hogwarts, o Sitio do Pica-pau Amarelo,sofremos pelos mesmos dramas, rimos dos mesmos finais...Na sua cama,todos os bichos de pelúcia tinham nome,hierarquia afetiva e eram igualmente mimados por você,até a chegada de um peludo urso,encontrado no fundo de uma prateleira de loja,que virou até hoje seu porto seguro....E os anos foram entrando pela janela,enquanto promovíamos dias de descanso,sem trabalho ou escola, jogadas no chão do quarto assistindo filmes sem parar em meio a pipoca e chocolate..E vieram os temíveis anos da bendita adolescência te fazendo frágil e incomodada.É que talvez tenha se dado conta de que o tempo estava passando e não era mais possível agarrá-lo com as mãos e fazê-lo parar virando as páginas do livro ou fechando os olhos no intervalo dos sonhos...E vieram os 15,16,17 anos ,com todas as responsabilidades que costuma-se jogar por sobre os ombros dos adolescentes e toda a angústia que resta a nós ,pais,quando nos damos conta de que em breve o bebê vai estar um pouco mais longe do que os passos necessários para vê-lo dormindo abraçado ao ursinho, ou rabiscando desenhos no chão..Daqui a pouco é a vida, em seus irrecusáveis convites, te levando pela mão, as escolhas cotidianas,os amores,as experiências e uma infinidade de lacunas que não me caberão preencher..Enquanto enxugo meus olhos,volto meu rosto e de repente vejo uma moça,maior do que eu, o olhar cansado das noites sem dormir, milhares de apostilas e livros no chão,tentando decidir a vida,como se qualquer prova ou carreira pudesse definir sua existência..Aqui do meu lado não vejo nenhuma dúvida,no caráter do ser humano que cresceu junto comigo,na inteligência irônica,tantas vezes mais aguçada do que a minha,na sensibilidade e na compaixão que eu ajudei a regar todos os dias...Sua matéria prima será o ser humano,seja na arte,seja na ciência...Seja qual for o caminho, você se encarregará de preenchê-lo de cores e afeto, permeados a um senso de justiça e percepção social que me faz sentir prazerosamente culpada..Minha filha,que orgulho,é uma “subversiva”..hehehe..Mais do que isso, é alguém que voltará sempre seus olhos ao outro,tentando minorar suas dores e a si mesma,tentando expressar no exterior a infinidade de cores que estão dentro de você..De onde estou,cedo à tentação de te colocar infinitamente no colo e me atenho a inspirar mais uma vez esse cheiro misturado de chocolate quente,pijama de malha e sabonete,que toda cria conserva ao longo da vida...Resta a certeza de que esse laço, que se trama desde sempre entre nós duas,vai além da maternidade,é um reconhecer-se no outro como um espelho que mostra sempre a melhor parte de mim..É um afeto profundo,intangível,irremediável,que nos faz correr para perto uma da outra, pouco tempo depois da ultima briga...É um caminhar de mãos dadas, cabelos ao vento, em todos os lugares do mundo que ainda vamos conhecer...É conjugar o verbo amar no infinito,como diria Vinicius e todos os poetas que amamos com a mesma intensidade e tornarmo-nos então irremediavelmente eternas... Amo você

Nenhum comentário: